sexta-feira, 18 de março de 2011

Missa da Família

Sempre no 1° domingo do mês, a Santa Missa é dedicada à Família e sempre transmitimos alguma mensagem especial. De agora em diante postaremos as mensagens para que todos possam refletir o seu conteúdo.
06/09/09

Trecho de um artigo de D. Orlando Brandes Arcebispo de Londrina:

A família é fundamentada no consenso e no amor entre um homem e uma mulher pelo sacramento do matrimônio; é o berço e o ninho da vida. Nela a vida é transmitida, gerada, nascida, acolhida, cuidada, desenvolvida. 

Por isso, a família é “patrimônio na humanidade”. Os pais são os colaboradores de Deus e benfeitores da sociedade. Como santuário de vida a família rejeita o aborto, a eutanásia e o egoísmo na transmissão da vida. Ela é um tesouro dos povos porque é um “capital humano” a serviço da vida. Nela a pessoa recebe identidade, dignidade e personalidade.

Enquanto santuário de vida, a família protege a “ecologia humana” possibilitando a transmissão da vida e garantindo a sobrevivência humana. O direito à vida é inviolável. A vida, porém, é frágil. Precisa do amparo da família, dos cuidados básicos, de afeto e da presença da fé dos pais e irmãos. 

Jesus cresceu em idade, sabedoria e graça na família de Nazaré. Deus no mais íntimo de seu mistério não é solidão, mas uma família. O matrimônio é sinal e instrumento do amor de Deus pela humanidade e a família é imagem da Trindade, uma aliança de pessoas, uma igreja doméstica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário